sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Relevo do México

     A superfície do território é tomada em grande parte pelo planalto Mexicano. Este último está rodeado de duas montanhas, denominadas de Sierra Madre Ocidental e Sierra Madre Oriental. Mais ao centro do território se encontra o Planalto de Anhauac, região na qual as altitudes são acima de 2.000 metros e é justamente nessa área que se estabelece a capital do país. Os pontos mais elevados do México localizam-se em um lugar chamado de Popocatépeti, com 5.452 metros de altitude; e Citlaltépeti, com 5.700 metros. Ambos formados a partir de manifestações vulcânicas comuns na região.


     A quantidade de rios presentes ao longo do território mexicano é reduzida, resultado da característica do relevo, no caso planalto, além do fato de que grande parte do país possui clima do tipo árido e semi-árido. Dentre os rios existentes, o principal é sem dúvida, o rio Bravo, o qual deságua no Golfo do México na forma de um grande delta.

     O país abrange uma diversidade de formação vegetativa, que varia de acordo com a localização geográfica, tipo de relevo e a altitude. A localização geográfica interfere nas formações climáticas, por essa razão no centro-sul do país o clima é o tropical, uma vez que essa área se encontra na zona intertropical da Terra, faixa climática que recebe uma quantidade maior de luz solar.

     O relevo é determinante no surgimento de desertos como o de Chihuahua, localizado ao norte do território. Isso porque os conjuntos montanhosos impedem que as massas de ar cheguem até o interior do território. As formações vegetais que mais se destacam são os estepes, arbustos xerófilos, savanas e florestas tropicais.

Lucas Villar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário