domingo, 18 de setembro de 2011

Astecas e Maias


    Astecas



  Os astecas (1325 até 1521; a forma azteca também é usada) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.

Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca. Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.
O idioma asteca era o náuatle (nahuatl).

Dia dos Mortos

     No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

    

Economia dos Estados Unidos

ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS :

Produtos Agrícolas: tabaco, milho, soja, sorgo, batata, beterraba, trigo, outros cereais.

Pecuária: bovinos, suínos, aves.


Mineraçãopetróleo, gás natural, carvão, minério de ferro, minério de cobre, alumina, prata, urânio.

Indústriaequipamentos de transporte, alimentícia, máquinas, química, metalúrgica, gráfica e editorial.

Renda per capita:  US$ 47.511 ( estimativa 2010).

PIB: US$ 14,669 trilhões (estimativa 2010)

Crescimento do PIB em 2010: 2,9%

Taxa de Desemprego: 9,7% (janeiro de 2010)

Fauna do Canadá

Entre os animais que compõem a fauna canadense podemos assinalar, no norte, espécies como almiscareiros, renas, ursos polares, raposas, lobos e mucuras ár­ticos.

Raposa
Urso Polar