terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hidrografia do Canadá


O maior destaque da hidrografia canadense são os lagos. Além do Ontário, Erie, Huron e Superior, há ainda o do Urso, o de Escravo, o Athabasca, o Manitoba e o Winnipeg. Entre os rios mais importantes estão o São Lourenço, que liga os Grandes Lagos ao Golfo de São Lourenço.

            Quanto aos rios no Canadá, o que se destaca é o Rio São Lourenço, isso porque serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.
                       
Gabriella Leite 

Transportes dos Estados Unidos


     Os Estados Unidos possuem uma extensiva malha rodoviária, ferroviária e hidroviária. De fato, a quilometragem destas malhas são as maiores do mundo em suas respectivas categorias. Existem cerca de 75 mil quilômetros de rodovias e vias expressas de alta capacidade. Para cada 100 habitantes, existem cerca de 75 veículos motorizados (carros, caminhões e ônibus) e 56,1 automóveis. Caminhões transportam cerca de um quarto de toda a carga transportada no país.
Porto na Flórida
     Os trens transportam cerca de 35% de toda a carga transportada no país, enquanto respondem por apenas 1% dos passageiros movimentados. O contrário acontece com as linhas aéreas americanas, que transportam 18% dos passageiros, mas menos de 1% da carga no país. O mercado estadunidense de passageiros no setor aéreo é a maior do mundo. Nova Iorque, Chicago, Atlanta, Los Angeles, Dallas, Washington DC e San Francisco destacam-se como grandes centros aeroportuários.

Feriados dos Estatos Unidos

Feriados federais
- New Year's Day
- Birthday of Martin Luther King
- Inauguration Day
- Washington's Birthday
- Armed Forces Day
- Memorial Day
- Flag Day
- Independence Day
- Labor Day
- Columbus Day
- Election Day

- Veterans Day

- Thanksgiving Day
- Christmas Day
Ano Novo
Aniversário de Martin Luther King

Tomada de posse do novo Presidente
Aniversário de George Washington
Dia das Forças Armadas
Em memória dos mortos na Guerra Civil
Dia da Bandeira Nacional
Dia da Independência
Dia do Trabalhador
Dia de Cristovão Colombo
Eleições

Dia dos Veteranos (soldados que participaram em guerras)
Dia de Acção de Graças
Natal
1 de Janeiro
Janeiro (3ª segunda-feira)

20 de Janeiro (a cada 4 anos)
Feveiro (3ª segunda-feira)
Maio (3º sábado)
Maio (última segunda-feira)
14 de Junho
4 de Julho
Setembro (1ª segunda-feira)
Outubro (2ª segunda-feira)
Terça-feira mais próxima de 2 de Novembro
11 de Novembro

Novembro (4ª quinta-feira)
25 de Dezembro
Outros feriados e datas festivas
- Valentine's Day
- St. Patrick's Day
- Easter
- April Fool's Day
- Halloween
Dia de São Valentim
Dia do Patrono da Irlanda
Páscoa
Dia das Mentiras
   -
14 de Fevereiro
17 de Março
(variável)
1 de Abril
31 de Outubro

 Lucas Villar

Fauna dos Estados Unidos

 Fauna dos Estados Unidos 



A fauna é também muito variada. Na zona oriental podem-se ver cervos e alces, porém, é na zona ocidental que se encontram uma maior variedade de animais tão representativos como os coiotes, furões, bisões, onças, linces, ratos-cangurus, lobos azuis, ursos ou veados. Pode-se encontrar também, numerosas aves aquáticas tanto na zona dos Grandes Lagos quanto nos rios e costas. As raposas, corujas, falcões e águias convivem com jacarés e cobras.

Lucas Villar

Esportes no Canadá



Os canadenses encaram o esporte como parte integrante de uma vida perfeita e saudável. E o mito de que os canadenses vivem ligados ao gelo e à neve durante a maior parte do ano cai facilmente por terra quando se vê a variedade de esportes de verão praticados no Canadá. Eles incluem snowboard, esqui, natação, vela, windsurfe, remo, esportes de salão e de campo, tênis, futebol, rúgbi, hóquei na grama, golfe, o basquete e muitos outros.

História do México

O México é um país com uma história bastante complexa, há indícios de povos que habitavam a região há mais de 20.000 anos. Durante a época pré-hispânica, houve o apogeu das civilizações olmeca, azteca, teotihuan, zapotecae maya, que durou aproximadamente 4.000 anos antes dos habitantes nativos entrarem em contato com a civilização européia. Os primeiros habitantes da região que hoje conhecemos como México, construíram observatórios, desenvolveram um calendário com 365 dias, construíam aquedutos, utilizavam hieróglifos para escrever, fizeram avanços em matemática e conheciam a álgebra.

Em 1519, o espanhol Hernán Cortez chegou à ilha de Cozumel e, de lá, se deu a invasão do atual território mexicano. Tenochtitlán, capital do império azteca, foi destruída a partir de 1520, sobre suas ruínas foi construída a atual capital do México, Cidade do México. Junto dos militares espanhóis, chegaram, em 1524, também missionários (frades franciscanos) que convertiam os indígenas à fé católica.

População do Canadá

     O censo canadense de 2006 registrou uma população total de 31.612.897 habitantes, um aumento de 5,4% em relação a 2001. O crescimento populacional vem da imigração e, em menor medida, do crescimento natural. Cerca de quatro quintos da população do Canadá vive a 150 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Uma proporção similar vive em áreas urbanas concentradas no Corredor Quebec - Windsor (nomeadamente a Grande Golden Horseshoe, que inclui as áreas de Toronto, Montreal e Ottawa), a Lower Mainland (que consiste na região do entorno de Vancouver) e o Corredor Calgary-Edmonton em Alberta.

Esporte do México

O esporte no México é praticado em diversas modalidades e organizado por confederações nacionais de esportes sendo a principal o Comitê Olímpico Mexicano. O futebol é o esporte mais popular no México, seguido pelo boxe. Beisebol, basquetebol, golfe, lucha libre e charreada também são apreciados.

População dos EUA


A população dos Estados Unidos foi estimada pelo United States Census Bureau em novembro de 2010 em 310.730.000 habitantes, incluindo 11,2 milhões de imigrantes ilegais. Os Estados Unidos são a terceira nação mais populosa do mundo, a seguir à China e a Índia, e são o único país industrializado em que há perspetivas de aumento em grande parte da população. Com uma taxa de natalidade de 13,82 por mil, 30% abaixo da média mundial, a sua taxa de crescimento populacional é de 0,98%, significativamente superior às da Europa Ocidental, Japão e Coréia do Sul.  No ano fiscal de 2009, foi concedida residência legal a 1,1 milhões de imigrantes. O México foi a principal fonte de novos residentes por mais de duas décadas; desde 1998, China, Índia e as Filipinas foram os quatro principais países de origem de imigrantes a cada ano.


Por : Kevin Melo

População Mexicana


O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil. Cerca de 60% da população é de etnicidade mestiça (os mestizos), 15% são ameríndios e 25% de origem europeia.
Durante todo o século XIX, a população do México, mal tinha dobrado. Esta tendência continuou durante as primeiras duas décadas do século XX, e ainda assim, no censo de 1920 se registrou uma perda de 2 milhões de habitantes. Isso foi devido à Revolução Mexicana, ocorrida entre 1910 e 1920.
A taxa de crescimento aumentou drasticamente entre 1930 e 1980, quando o país chegou a registrar índices de crescimento maiores que 3% (1950-1980). A população mexicana dobrou em trinta anos, e a esse ritmo se esperava que para o ano 2000 houvesse 120 milhões de mexicanos. Diante dessa situação, o governo federal criou o Conselho Nacional de População (CONAPO), com a missão de estabelecer políticas de controle de natalidade e realizar investigações sobre a população do país. As medidas valeram, e a taxa de crescimento desceu até 1,6 no período de 1995 a 2000. A expectativa de vida passou de 36 anos a 72 anos em 2000.
No começo do século XX cerca de 90% da população vivia nas zonas rurais (aldeias, vilas e lugarejos). O censo de 1960 conseguiu dados em que, pela primeira vez, a população urbana é maior que a rural (50.6% do total). O número de pessoas que migravam constituía 96,6% da população. No censo de 1920 somavam pouco mais de 90%. Trinta anos mais tarde constituíam 80% e atualmente pouco mais de 18% dos mexicanos saem dos estados em que nasceram. Várias tendências podem explicar o processo de industrialização das cidades grandes e médias, assim como o empobrecimento gradativo do campo, ocasionado pela recessão das atividades agropecuárias.

Por: Kevin Melo

História dos Estados Unidos

A descoberta de América em 1492 permitiu que os europeus vissem a possibili­dade de começar uma nova vida em um território virgem e absolutamente não explo­rado. Enquanto a conquista da América do Sul foi chefiada por nobres que reproduziram o sistema classista existente nas metrópoles, e cujo fim primordial era voltar a ela com grande fortuna pessoal, a América do Norte supôs uma nova oportunidade para pessoas de toda condição, sobre tudo aqueles considerados como desgraçados no seu país de origem e que não podiam voltar. É por isso que consideraram desde um princípio, este novo território, como seu lugar de residência, a chamada Colonização de Povoamento. A Inglaterra foi responsável por colonizar os Estados Unidos.


Ana Catarina