terça-feira, 20 de setembro de 2011

Esporte do México

O esporte no México é praticado em diversas modalidades e organizado por confederações nacionais de esportes sendo a principal o Comitê Olímpico Mexicano. O futebol é o esporte mais popular no México, seguido pelo boxe. Beisebol, basquetebol, golfe, lucha libre e charreada também são apreciados.


Esportes Tradicionais: Charreada

Charreada

A charreada é um dos esportes nacionais do México, que consiste de uma série de eventos equestres. É um estilo de rodeio desenvolvido pelo povo do México que estava interessada em manter as tradições do charro vivo. Um charro é um termo que se refere a um tradicional cavaleiro ou um cowboy do México, originário do Estado de Jalisco.

Esportes Modernos: Futebol

Futebol

O futebol tem sido jogado profissionalmente no país desde o início de 1900. O primeiro clube mexicano, Pachuca CF, ainda bem que existe. Desde 1996, o país teve duas temporadas divididas ao invés de um longo período tradicional. Há duas divisões separadas e playoff da liga. Este sistema é comum em toda América Latina. Depois de muitos anos de chamar as temporadas regulares como "Verano" (Verão) e "Invierno" (Inverno), a Primera División de México (México Primeira Divisão do campeonato) mudaram o nome da competição, e optou por um nome tradicional do "Apertura" (abertura) e "Clausura" (fechamento) de eventos. A divisão Apertura começa no meio do verão no México e termina antes do início oficial do inverno. A divisão Clausura começa durante o Ano Novo, e conclui na primavera.
O futebol mexicano é dividido em quatro divisões, começando com a Primera División de México, Primera División A, Segunda División de México, e Tercera División de México. As equipes são promovidas e rebaixadas pela Federación Mexicana de Fútbol Asociación. Rebaixamento é uma prática comum no futebol mexicano. Isso inclui com um clube da divisão da liga de topo se movendo para baixo, e um lado da divisão da liga inferior a subir.


Curiosidades: 
Copa do México de 1970 - Apresenta o Mascote Juanito.

Copa do México de 1970- Um menino vestindo sombreiro, chapéu típico no México, e a roupa da seleção mexicana.

Copa do México de 1986 - Apresenta o Mascote Pique.

Na segunda copa realizada no México, o mascote foi uma pimenta com o nome de Pique, pois na cultura e culinária mexicana a pimenta esta presente quase em todos os pratos. É lógico que também não poderiam faltar como complemento dessa pimentinha o chapelão e o bigode típico do país.


                                                                          Gabriella Leite e Metusalém Brigido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário