quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Culinária do Canadá


Maple Syrup
O Canadá conta com uma excelente gastronomia. Geralmente, a culinária canadense mistura a base nativa com a influência de diversas comunidades de colonizadores que chegaram a essa terra com o passar dos séculos. Só em Toronto então misturadas mais de 60 comunidades, apesar de a chinesa e italiana serem a de maior presença em relação a gastronomia. No estado de Terranova, o bacalhau e a torta de barbatana são os pratos mais populares, enquanto no litoral atlântico pode-se experimentar excelentes peixes e frutos do mar.
O maple syrup é, provavelmente, o mais famoso produto alimentício do Canadá. Pelo interior do país são realizados festivais de maple syrup, e as crianças são levadas em excursão a estas verdadeiras florestas doces. Nesta época, o centro da vida das pessoas passa a ser o maple syrup, sendo a culinária por ele determinada. Assim, podemos encontrar no Canadá desde panquecas com maple syrup até bolas de neve cobertas com maple syrup quente.



Pickles
Mas não é só de maple syrup que vive o Canadá. A sua culinária tem aspectos únicos, sendo o melhor arroz selvagem do mundo originário da região do Manitoba. O mesmo se passa com o salmão, que é preparado sob muitas formas por todo o país. Dadas às dimensões do país, existe uma forte rivalidade entre o salmão que é pescado na costa leste e o que é pescado na costa oeste do Canadá. Frutos secos e uma imensa variedade de cogumelos completam o leque de ingredientes da culinária canadense. Os canadenses gostam muito também de cenouras (come-las cruas) e pickles. Uma espécie de pepino curtido no vinagre.

A cerveja canadense é de boa qualidade. Há diferentes marcas e tipos, colo as ale pilsner e as do tipo alemão. O vinho é produzido nas regiões de Ontário e British Columbia e tem uma qualidade aceitável



No Geral:

Café da manhã: (Esta refeição é normalmente servida entre 7:00 e 8:30 hs. da manhã.)
Para muitas famílias, o café da manhã é rápido e simples. Café, cereal, torrada, bacon, ovos e panquecas estão normalmente nas mesas canadenses.

Almoço: (A maioria dos Canadenses almoça entre 12:00 e 13:00 hs.)
O almoço pode ser sopa, salada, sanduíches ou uma variedade de outras comidas. Geralmente, os canadenses preferem “almoços rápidos” com um lanche. Um lanche comum inclui um sanduíche, fruta e um biscoito ou pãozinho doce.

Jantar:
Normalmente, esta é a refeição maior e mais formal do dia. No Canadá, o jantar é normalmente entre 17:00 e 18:30 horas. Muitas pessoas tomam sopa ou comem salada antes da refeição principal. Após a refeição principal uma sobremesa, como torta ou sorvete, é normalmente servida.




Juliana Dal Farra

Nenhum comentário:

Postar um comentário