sábado, 17 de setembro de 2011

Xochimilco, um dos 16 distritos.

     Xochimilco é um dos 16 Distritos no Distrito Federal Mexicano. Localiza-se a sul da Cidade do México. Faz fronteira a norte com Coyocán, Tlalpan e Iztapalapa; a oeste com Tláhuac; e a sudoeste com Milpa Alta. Cobre uma área de 122 km²; é o terceiro maior distrito.

Xochimilco é melhor conhecida pela sua extensa rede de canais - tudo o que resta do antigo Lago Xochimilco. Xochimilco mantém as suas antigas tradições. Filmes como María Candelaria (1940) deram uma reputação romântica à área, onde todos os habitantes viajam em coloridas trajineras (barcos de Xochimilco) entre chinampas cobertas de flores. Atualmente, a agricultura é uma actividade importante, mas menor. A Chinampería (actividades relacionadas com as chinampas) foi declarada Património Mundial da Unesco em 1987.



     Os canais de Xochimilco, que é tudo que sobrou das extensas chinampas, são agora uma atração turística popular, atraindo muitas pessoas às suas margens. Os canais são particularmente populares nos finais de semana e feriados, quando muitas famílias mexicanas e turistas alugam barcos, que podem incluir serviços de música e comida. Em um dos canais foram disputadas as competições de canoagem e remo nos Jogos Olímpicos da Cidade do México de 1968.

Lucas Villar

Nenhum comentário:

Postar um comentário