segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Relevo dos Estados Unidos

O relevo dos EUA abrange três grandes sistemas de relevo. A Oeste, um vasto conjunto montanhoso ocupa um terço da superfície do país. Constituído por uma série de cadeias de formação recente, orientadas no sentido N-S, inclui a grande barreira das Montanhas Rochosas, que dominam pelo lado oriental, elevados planaltos ou bacias intermontanas (Colorado, Grande Bacia).


A cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada estão separadas por uma depressão descontínua (vale central da Califórnia), da cadeia Costeira, que margeia estreita planície litorânea. Esse vasto sistema montanhoso constitui uma barreira climática que reduz as precipitações no sentido Este, em direção às grandes planícies, que correspondem à bacia do Mississipi-Missouri. Estas se abrem amplamente desde os grandes lagos até o golfo do México.
A população dos Estados Unidos enfrenta problemas como Terremotos, Furacões, Tufões, Maremotos, Tempestades e Vulcões. O clima temperado continental torna-se mais úmido a este, onde passa a sofrer a influência oceânica já na região dos Apalaches, conjunto de montanhas e planaltos paleozóicos de médias altitudes. Chuvas abundantes, temperaturas mais elevadas e eventuais ciclones no verão caracterizam o sudeste no país subtropical.


Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário